巴西趙平樂飛鶴派武術中央總會

Associação Central Chiu Ping Lok Fei Hok Phai Kung Fu Wushu do Brasil

ACCFHPKWBRASIL

Rua São Judas Tadeu, nº 131 - Bairro Comasa - Joinville/SC
Fone: +55 (47) 99189-0920 - Email: linmajair@yahoo.com.br  e  linmajair@hotmail.com

© Agência Areis Graphic Design. Todos os direitos reservados.

SHIFU LEE WAI YIN

Quem foi Mestre Lee Wai Yin?

Em 11 de Janeiro de 1938, nasce Lee Way Yin, na cidade de Tai Shan, Província de GwanDong, Sul da China. Como é de costume, as crianças iniciam seu treinamento ainda com pouca idade.

Aos 5 anos, Lee iniciou seu treinamento com seu irmão de sangue, Chiu Ping Lok, sob a responsabilidade do “tio” Chian Mun.

Lee Tai Kin, pai de Lee Way Yin, zeloso pela disciplina e educação do filho, teve como objetivo prepará-lo para a vida.

De uma simplicidade, honestidade e humildade explícita, Mestre Lee desenvolveu gosto pela poesia e pelas artes.

Em 1955 aos 18 anos de idade, mudou-se para Hong Kong em busca de oportunidades, posteriormente  pretendia mudar-se para os EUA; destino de muitos chineses que escolhiam o Brasil como país intermediário onde o visto de entrada era mais fácil.

No ano de 1960 aos 23 anos de idade, Lee Way Yin com muita experiência em artes marciais, veio para o Brasil junto com seu irmão de sangue Chiu Ping Lok para trabalhar. Já em terras brasileiras, estabeleceu-se como dono de pastelaria na Cidade de Florianópolis na década de 70, ao mesmo tempo em que se dedicava intensamente à prática do Kung Fu em vários estilos. Extremamente conservador, treinava e gostava muito de fazer apresentações de Hung Ka e  Tai Chi Chuan, além da Dança do Leão.

Como irmão e companheiro do Grão Mestre Chiu Ping Lok,participou da abertura  da primeira academia de Kung Fu registrada no Brasil, bem como a criação do estilo Fei Hok Phai.

Em 1991, voltou a China para aprimorar seus conhecimentos em acupuntura, moxabustão e massoterapia na Universidade de Beijing (Pequim); habilidades que exerceu curando e tratando pessoas de todas as idades.

Durante o tempo em que ficou na capital Beijing, aprimorou as formas de Tai Chi Simplificado com a Mestra Yang Lee, do Comitê Esportivo Chinês: o Tai Chi Tradicional Encadeamento de 108 movimentos

e o Tui Shou  do estilo Yang com o mestre Wu Siang Keung.

Em 1992, inaugurou sua primeira academia na cidade de Santos SP, a Academia Tian Ti Lian. Em 1998, a outra academia, Kun Lun, onde vários alunos puderam conhecer e aprender o Kung Fu e o Tai Chi.

Foi graduado como Mestre do estilo Fei Hok Phai e reconhecido como tal pela comunidade dos mestres e praticantes de artes marciais chinesas no Brasil. Era também muito hábil no Wu Long Shi e Lei Ku (Dança do Leão, do Dragão e toque do tambor chinês); elementos da cultura e do folclore chinês.

Sempre atencioso e pronto a ajudar àqueles que o procuravam, Mestre Lee Way Yin viveu com modéstia e humildade, sempre compartilhando seus conhecimentos com aqueles que demonstravam respeito e afinidade.

Faleceu no dia 18 de Setembro de 2009 por uma fatalidade. A exemplo de grandes Mestres, Mestre Lee Way Yin morreu lutando pela vida, deixando o Kung Fu brasileiro órfão de um dos mais queridos Mestres já conhecido.

Dentre seus alunos, coube ao mestre Jair Melo Lima assumir a responsabilidade de perpetuar seu legado com o Tai Chi Yang Tradicional encadeamento de108 movimentos; assim como o Kung Fu do estilo HUNG KA, Mestre Lee Way Yin 李惠賢 - Lǐ Huì Xián  foi um grande entusiasta das artes Marciais e conhecia profundamente sobre os Estilos do sul e norte, a história e fundamentos.

"Eu tive o privilégio de receber das mãos dele os livros em chinês do estilo Hung Ka contendo as principais formas do Estilo. Me sinto honrado em ter sido seu aluno."

─ Mestre Linma Jair

FOTOS HISTÓRICAS DE MESTRE LEE WAY YIN