PROF. JOSÉ ALDEIR
DADOS PESSOAIS
-
Nome Completo: José Aldeir de Lima
-
Cidade Atual: Itú/SP
-
Início no Kung Fu: 1989
-
Seus professores/mestres: Prof. Celso Antonio da Silva
-
Discípulo de: Prof. Celso Antonio da Silva
SOBRE A ACADEMIA/ESCOLA QUE DIRIGE
-
Nome da escola: Academia Shao Hu (passou a ter esse nome em 2004)
-
Data de fundação: 2004
-
Endereço: Avenida Paulo Eduardo Xavier de Toledo, nº 282, Bairro São Luiz, Itu/SP.
-
Filiações: ACCFHPKWBRASIL
-
Modalidades: Kung Fu Tradicional
CONHEÇA UM POUCO DE SUA TRAJETÓRIA
Iniciou no Kung-fu em 1985 no estilo Ton long (louva deus), na cidade de Sorocaba/SP. A academia tinha por nome "Associação Shaolin", tendo como responsável o mestre Amaral. Praticou por 4 anos, até o nível de instrutor.
Em 1989, conheceu o professor Celso Antônio da Silva, fundador da academia Shiao Shi, de Kung-fu Fei Hok Phai, daí então começou a prática deste. Em 1992, conseguiu trazer o Kung-fu fei hok phai para Itu/SP, porque não tinha Kung-Fu na cidade.
Na época, ainda não era faixa preta, e por essa razão veio um dos faixas pretas para representar o estilo. Em 1994, começou a ensinar na cidade de Salto/SP, assumindo o trabalho que outro faixa preta havia começado e não levou adiante.
Foi então que, em 1995, fez o exame de faixa preta e recebeu sua graduação e no mesmo ano já estava assumindo também a cidade de Itu, onde reside.
Em 1996, o professor Celso o levou para afiliar-se à Associação Central, localizada em Santo André/SP, daí então passou a treinar na academia Tai Shi com o grão mestre Chiu Ping Lok e seus discípulos. E, depois de passar por alinhamento de formas e após aprender formas mais avançadas, começou a participar nas competições de Kung-fu: campeonatos regionais, interestaduais e internacionais obtendo bons resultados . Em um deles recebeu a convocação para integrar a equipe brasileira para participar do 2° Pan-americano de Kung-Fu no Canadá, na cidade de Toronto no ano de 1998. Lá conquistou a medalha de ouro no Sanshou, categoria até 60kg e medalha de bronze em arma longa (Lin van kuan). Após retorno do Canadá foi convidado a participar da noite dos campeões na cidade de São Caetano/SP, evento realizado pelo mestre Joilson, representante do estilo Ton long (louva deus). Na noite dos campeões fez duas lutas clássicas e conquistou o cinturão de campeão e mais gratificação em dinheiro. No mesmo ano de 1998 foi confirmada a participação da equipe brasileira no mundial da Hungria, em Budapeste, que aconteceria em 1999. José Aldeir também conseguiu se preparar para este grande evento, e lá ficou em quarto lugar no Sanshou e sétimo lugar no Fok Fu Tou (facão), e disputou a final adulto de forma mãos livres, com o mestre Jair e outro atleta da Itália, e ficou com a medalha e troféu de segundo lugar.
Sua academia, na época, tinha o logo de Kim lung (dragão dourado), dado em 1996 pelo Grão Mestre Chiu Ping Lok, e depois, por questões religiosas, mudou para Shao hu (pequeno tigre), mais precisamente em 2004, mudou para Shao Hu.
Durante sua trajetória como professor formou em Itu e região 12 faixas pretas. Alguns deles com suas próprias escolas em Itu e Salto (Escola Nan Sio Lam – Prof. Edgard Machado; Academia Bai Hu Tigre Branco – Prof. Célio Leite de Barros; Academia Fuzi – Prof. José Machado).
Atualmente está filiado à Associação Central Chiu Ping Lok de Kung-fu Wushu do Brasil.
Fez nos últimos anos 3 exames para reconhecimento e graduação pós preta, e hoje está graduado faixa preta 2° duan símbolo azul.
Continua treinando, dando aulas particulares e auxiliando seus faixas pretas em suas academias.
TRAJETÓRIA DO ATLETA
Seus principais títulos como atleta são:
MEDALHISTA DE OURO E BRONZE EM TORONTO CANADÁ – 1998
MEDALHISTA DE PRATA NO MUNDIAL DE BUDAPESTE HUNGRIA - 1999
MEDALHISTA DE OURO NO 3º PAN AMERICANO DE KUNG FU WUSHU DE MANAUS AMAZONAS - 2000